Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Olá, gente. Bom dia! 

Primeiramente quero deixar claro que não parei com meu projeto! Aconteceram muitas coisas nos últimos meses, algumas inclusive me impediram de frequentar algumas comunidades, o que me deixou muito abalada. Além disso, enlouqueci com as provas da faculdade, fiquei doente, enfim, mil coisas aconteceram ao mesmo tempo.

Dado ao fato de eu ter que ficar temporariamente fora das comunidades, ainda que pacificadas, eu dei um jeito de dar continuidade ao meu trabalho com crianças carentes, e fui me voluntariar na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ao apresentar meu projeto ao Secretário, ele mostrou interesse imediato, entretanto, preferiu me contratar pois os voluntários costumam aparecer e desaparecer, se é que me entendem.

Por fim, pedi demissão de onde eu estava e fui trabalhar na Sec. com crianças de todas as faixas etárias e que demandam todo o tipo de atenção.  

Iniciei meu trabalho na Casa Viva e lá aprendi muito. É um lugar complicado devido ao fato de ser um abrigo para menores viciados em crack, entretanto, a dedicação dos funcionários é total. Porque para trabalhar ali, não basta você ser profissional, você tem que se dedicar de verdade, trabalho meia-boca não funciona, não surte efeito, ali você tem que se afeiçoar às crianças, gostar delas de verdade, porque se não for assim, você não aguenta viver naquele cotidiano. A entrega dos funcionários é total. São pessoas altamente gabaritadas e esforçadas, e as crianças, embora muitas vezes se entendam como adultos (devido a experiências passadas), são apenas crianças, cada uma com a sua doçura, com uma dura história de vida e com muita vontade de ter uma vida nova.

Durante o tempo que fiquei lá, promovi uma campanha de arrecadação de roupas, sapatos e roupas de cama, na UERJ, com o apoio do Reitor Ricardo Vieiralves e do Prefeito do Campi. Conseguimos arrecadar duas vans da prefeitura LOTADAS de doações, que inclusive foram distribuídas para outras casas de abrigamento.


Hoje, faço parte Unidade de Reintegração Ayrton Senna, que abriga crianças de todas as idades, dos bebês aos adolescentes. Aqui, continuo o meu trabalho de incentivo à leitura mas pra mim ainda é pouco. Pretendo alcançar mais crianças ainda!

1 comentários:

Bruna disse...

Oi, boa tarde! Eu sou estudante de pedagogia da uerj também e não sei nem como encontrei seu blog, achei lindo seu projeto, tenho vontade de ser voluntária em um projeto desse tipo! Vim só te desejar boa sorte, que continue fazendo um trabalho tão bonito com muito sucesso! Parabéns!

Postar um comentário